sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A Casa Caiu: Agentes Federais Vasculham Fábrica da Gibson


 Agentes da U.S. Fish and Wildlife – órgão estadunidense que equivale ao IBAMA no Brasil – devassaram a fábrica de guitarras da GIBSON no centro de Memphis na quarta-feira passada, alegando que a Gibson pode estar usando materiais ilegais para fabricar suas guitarras.

 Os empregados foram conduzidos para fora da propriedade e não foram permitidos a conversarem com a mídia. Oficiais foram vistos carregando caixas de evidências em potencial para um caminhão no setor de carga e descarga, e os caminhões de entrega estavam sendo desviados.

 O agente especial Nick Chavez disse ao canal televisivo Channel 3 que a investigação era relacionada a madeiras ‘regulamentadas’, querendo dizer que as madeiras usadas são proibidas para a exportação em seus países de origem e também ilegais nos EUA.

 Mandados também foram emitidos na filial da empresa em Nashville.

 Em 2009, a fábrica da Gibson em Nashville foi revistada como parte de uma investigação sobre a fonte dos materiais, mas até agora, ninguém foi indiciado formalmente. Em junho desse ano, o Departamento de Justiça dos EUA abriu um caso afirmando que a fonte que a suposta fonte de ébano é Madagascar, onde a derrubada e exportação de ébano cru é proibida

 Turistas como Howard Weinman chegaram para visitar o Museu da Guitarra da Gibson na quarta-feira, só para assistirem a agentes entrando e saindo. “Havia uma pequena placa dizendo, ‘A Gibson fechou’”, disse Weinman.

 Quando o Channel 3 disse a ele que madeiras ilegais podiam estar sendo usadas nas guitarras, ele disse, “se temos leis indicando que eles não deveriam estar usando certas madeiras, então fica bem claro que eles não deviam estar usando tal madeira.”

 Mas profissionais na indústria da música sabem por que os materiais mais raros, como o ébano e jacarandá de Madagascar, fazem diferença no som.

 “É por isso que aqueles instrumentos são tão caros, porque nem todo mundo pode conseguí-los,” disse Kurt “KC” Clayton, indicado duas vezes pro Grammy.

 Clayton já excursionou com Stevie Wonder e produziu uma faixa do Three 6 Mafia que foi indicada para o Oscar.

 “A marca Gibson é sinônimo do melhor do melhor, quando o assunto é artesanato e estrutura, além de tom. E é por isso que é tão famosa, e muitos músicos famosos tocam guitarras da Gibson”, disse ele.

 Clayton disse que era como comparar um zircônio cúbico com diamantes de verdade. O tom e a vibração de cada instrumento depende muito da qualidade da madeira usada em diferentes partes do corpo.

 Mas Clayton também entende a natureza controversa das madeiras usadas.

 Ele disse: “É complicado, especialmente quando você está falando da situação do meio-ambiente. E eu espero que eles possam resolver essa situação amigavelmente, de modo que todo mundo fique feliz. Mas mais uma vez, é por isso que a Gibson é a Gibson.”





                                                                                                Vi no LokaosRockShow!

Nenhum comentário:

Postar um comentário