segunda-feira, 7 de maio de 2012

Top 10 do Heavy Metal

 O heavy metal (muitas vezes referido apenas como metal) é um gênero do rock que se desenvolveu no fim da década de 1960 e no início da década de 1970, em grande parte, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Tendo como raízes o blues-rock e o rock psicodélico, as bandas que criaram o gênero desenvolveram um espesso, maciço som, caracterizada por altas distorções amplificadas, prolongados solos de guitarra e batidas enfáticas. O Allmusic afirma que "de todos os formatos do rock 'n' roll, o heavy metal é a forma mais extrema, em termos de volume, e teatralidade"

 Confira abaixo, uma lista contendo os 10 álbuns que mais marcaram a história do Heavy Metal no mundo:



1. Metallica - MASTER OF PUPPETS
 Amplamente reconhecido como um dos maiores álbuns da história do metal (por alguns, o maior). A revista inglesa Metal Hammer e o site MusicRadar.com se uniram para promover uma votação para eleger o melhor álbum de Heavy Metal de todos os tempos; o escolhido fora o álbum Master Of Puppets. O álbum reúne a agressividade e a velocidade de Kill 'Em All, com a técnica de Ride the Lightning, em composições extremamente elaboradas, com riffs e solos complexos.






2. Iron Maiden - NUMBER OF THE BEAST
 The Number of the Beast é o terceiro álbum de estúdio da banda britânica de heavy metal Iron Maiden. Foi lançado em março de 1982 pela EMI e Capitol Records (nos EUA), contendo originalmente oito canções, todas inéditas. O álbum marcou a estreia do novo vocalista, Bruce Dickinson que entrou no lugar de Paul Di'Anno. Na época de seu lançamento, The Number of the Beast causou uma grande controvérsia por utilizar temáticas obscuras em algumas das composições e trazer a imagem do demônio na arte da capa, o que acabou trazendo uma espécie de publicidade gratuita para a banda, alavancando ainda mais o sucesso do álbum. Apesar disso, o culto ao satanismo em nenhum momento é aclamado ou influenciado em nenhuma das canções, como muitos acreditavam na época.

3. Metallica - RIDE THE LIGHTNING
 Ride the Lightning é o segundo álbum de estúdio da banda de thrash metal/heavy metal Metallica, lançado em 27 de julho de 1984 pela Elektra Records. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
 O nome do álbum é uma gíria usada entre presidiários para designar os condenados à morte na cadeira elétrica, e a mesma é utilizada na capa do álbum. As letras do álbum abordam temas como o desespero, a morte e o medo da perda.
 O álbum vendeu mais de 5 milhões de cópias nos Estados Unidos.
 Ride the Lightning é também o último álbum que Dave Mustaine aparece entre os créditos das canções depois de ser expulso do Metallica, na verdade seu nome aparece em duas faixas: "Ride the Lightning" e "The Call of Ktulu".

4. AC/DC - BACK IN BLACK 
 Back in Black é o sétimo álbum de estúdio da banda australiana AC/DC.
 Foi lançado em 1980 e, até hoje, já vendeu 50 milhões de cópias, sendo o álbum de rock mais vendido de todos os tempos e o segundo mais vendido da história atrás apenas de Thriller de Michael Jackson. O álbum até hoje já vendeu mais de 22 milhões de cópias nos Estados Unidos.Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
 Depois do sucesso de Highway to Hell, a banda começou a desenvolver o álbum, após a morte de seu vocalista, Bon Scott. A causa oficial da morte foi divulgada como sendo de "Intoxicação alcoolica aguda". Quando Scott foi substituído por Brian Johnson, o álbum foi totalmente refeito, com hits como "Hells Bells", "You shook me All Night Long" e a faixa que dá título ao álbum, "Back in Black". O álbum se tornou um enorme sucesso nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. O álbum foi remasterizado, e relançado duas vezes no box bonfire de (1997), e em 2003, como parte da série de remasterizados da banda.

5. Slayer - REIGN IN BLOOD 
 Reign in Blood é o terceiro álbum de estúdio da banda americana de thrash metal Slayer, lançado em 1986 pela gravadora Def Jam Recordings. Foi relançado pelo selo de Rick Rubin, o Def American.
 O lançamento do disco foi atrasado devido ao desenho gráfico da capa e das letras da música. A faixa de abertura, "Angel of Death", menciona o caso de Josef Mengele, descrevendo os atos passados no campo de concentração de Auschwitz, aludindo ao nazismo. Contudo a banda afirmou várias vezes que não apoiavam o nazismo, apenas se interessavam pelo assunto.




6. Iron Maiden - POWERSLAVE
 Tendo Bruce Dickinson no vocal, Adrian Smith e Dave Murray nas guitarras, Steve Harris no baixo e Nicko McBrain na bateria, esse álbum, assim como o The Number of the Beast, é um dos expoentes do Iron Maiden. Marca uma época em que a formação estava muito entrosada e amiga, pois em anos anteriores a batalha de egos entre Steve Harris e Bruce Dickinson deixava sempre uma incerteza sobre a continuação de Bruce na banda.






7. Iron Maiden - PIECE OF MIND
 Piece of Mind é o quarto álbum de estúdio do Iron Maiden, lançado em 16 de maio de 1983. Ele marca a entrada do baterista Nicko McBrain na banda.
 O álbum mantém o estilo pesado de The Number of The Beast mas com um pouco mais de técnica, e suas letras começam a definir melhor o perfil de músicas mais trabalhadas e com mais conceito, falando de guerras e temas de filmes e livros (o que já acontecia desde os primeiros álbuns, mas em escala menos significativa). Dois singles foram lançados, "Flight of Icarus" e "The Trooper", com a segunda se tornando uma das canções mais conhecidas da banda.
 Piece of Mind significa Pedaço da mente (daí a capa ser Eddie pós-lobotomia), e é um trocadilho com a expressão inglesa "Peace of mind" que significa "Paz de espírito".
 O álbum chegou ao terceiro lugar da parada inglesa, e foi o primeiro a alcançar o top 100 da Billboard 200 (chegando à 70ª posição). Em 1998 foi relançado com um CD bônus.

8. Dio - HOLY DIVER
 Holy Diver é o álbum de estreia da banda estado-uninense de heavy metal Dio, lançado em maio de 1983.
 O álbum ganhou o disco de platina nos Estados Unidos. Holy Diver também é o nome de um jogo eletrônico estreado por Ronnie, que foi lançado apenas no Japão.
 É considerado um clássico do Metal e um dos melhores álbuns dos anos 80.








9. Slayer - SEASONS IN THE ABYSS
 Seasons in the Abyss, lançado em outubro de 1990, foi o primeiro álbum do Slayer a ser lançado sob a nova gravadora de Rubin, a Def American, já que ele havia encerrado a sociedade com o proprietário da Def Jam, Russell Simmons, alegando diferenças criativas. O álbum estreou na posição 44 da Billboard 200, e foi certificado como disco de ouro em 1992. A faixa título foi o segundo videoclipe do Slayer, filmado em frente às Pirâmides de Gizé, no Egito, antes da Guerra do Golfo.






10. Judas Priest - Screaming For Vengeance
 Screaming for Vengeance é o oitavo álbum de estúdio da banda de heavy metal britânica Judas Priest, lançado em 17 de Julho de 1982.
 O álbum teve mais músicas no mainstream, em relação aos álbuns anteriores, como evidenciado no single "You've Got Another Thing Comin", sendo que foi gravado um videoclipe para esta música. O álbum foi gravado em Ibiza Sound Studios, na Espanha e mixado em Beejay Recording Studios eBayshore Recording Studios, na Flórida. Um CD re-masterizado foi lançado em Maio de 2001.





A lista citada e seu conteúdo não é de responsabilidade do Eu Sou Rock n' Roll, pois foi baseada na pesquisa feita pela AllMusic!

Nenhum comentário:

Postar um comentário