sexta-feira, 13 de julho de 2012

Saiba Mais Sobre o Rock e Seu Dia


 A mistura do country com o rhythm and blues, que nasceu em meados dos anos 50, não se tratava apenas de um novo gênero musical. Surgia um movimento, uma tendência, o processo de evolução da música e a mudança de comportamento de uma geração. Era o rock escrevendo sua história, ultrapassando as barreiras raciais e apresentando nomes como Little Richards, Chucky Berry e Bill Haley.

 Assim começaram a transitar suas vertentes. Em 60, o rock se popularizou. Surgiam Elvis, Rolling Stones, Beatles… Cada grupo com suas peculiaridades, da forma de se vestir às danças extravagantes que moviam os fãs e criavam uma legião de seguidores hipnotizados com a música e estilos psicodélicos de alguns. Em meio à euforia explodiam o Metal, Heavy Metal, Punk, Grunge. Era o rock’n roll se dividindo e difundindo entre gerações, sentimentos e guitarras distorcidas.

 Mas foi em 13 de julho de 1985, que o movimento se fortaleceu e ganhou data para ser comemorado. O Rock deixava de ser apenas uma forma de libertação de gerações, um gênero ou movimento musical. Foi durante o festival Live Aid, que aconteceu paralelamente na Inglaterra e nos Estados Unidos neste mesmo ano, que o rock uniu forças para acabar com a fome na Etiópia. Organizado pelo músico Bob Geldof, nomes como Black Sabbath (com Ozzy), Queen, U2, Status Quo, Loudness, Mick Jagger, David Bowie, Dire Straits, Bob Dylan, Santana, The Who e Phil Collins apresentaram seus hits para arrecadar fundos e conscientizar a sociedade sobre o problema que atingia o país africano.

 O rock virou um movimento de consciência social. Outros festivais começaram a ocorrer na década de 80 e, em 2005, o evento se fortaleceu ainda mais e modificou o nome para ‘Live 8’. Desta vez, os países integrantes do G-8 e a África do Sul receberam artistas como Bon Jovi, Paul McCartney, Coldplay, Pink Floyd e Elton John em um festival apelando para que as dívidas dos países africanos, afetados pela fome, fossem perdoadas.

 Hoje, 13 de julho de 2012, o rock ainda é celebrado em todo o mundo. Músicos, grupos, artistas, composições e melodias do gênero não param de surgir. Os festivais continuam acontecendo em todos os países e grandes bandas ainda são esperadas com suas turnês de lançamentos. O movimento se fortalece, os pioneiros do rock continuam novos, os hits dos anos 50, 60, 70, 80 e 90 ainda são tocados e apreciados por seu público fiel. Em uma época que todos os estilos se juntaram, o rock’n roll está mais democrático e ainda é o sinônimo de uma geração que realmente gosta de música, diversão e atitude!

FELIZ DIA DO ROCK!

Nenhum comentário:

Postar um comentário